Colégio Santa Dorotéia – Entrevista em março de 2021

Enviada por Livia Siqueira via WhatsApp

###########

Prezado Caminho das Águas,

Nós, alunas do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte ( MG ) estamos realizando um projeto que pretende integrar os estudantes do 2a ano do Ensino Médio ao movimento criado pela UNESCO com temas transversais e permanentes como a valorização da cultura da paz, da aprendizagem intercultural, respeito às diferenças de gênero e a educação para o desenvolvimento sustentável.

O “Projeto Vida: UM CIDADÃO PARA O MUNDO” nos assegura portanto, um conhecimento mais consistente a respeito de grandes problemas que já ocorrem em todo o mundo, e, particularmente, no Brasil que apresenta dimensões continentais.

Nosso tema escolhido para o nosso grupo é a “garantia de água para o desenvolvimento sustentável”, então  escolhemos vocês, do Caminho das Águas para a realização de uma entrevista. Portanto, se possível, gostaríamos que nos ajudassem respondendo às seguintes perguntas:

 

Perguntas e Respostas

1- O que representa o Caminho das Águas para você ?

Um estilo de vida, associativo porque está sempre em integração com outras pessoas e cibernético, porque mediado em construções e tecnologias entre a Natureza do mundo

 

2- Qual é o objetivo dessa ONG?
3- Qual o diferencial dessa ONG?

Somos uma ONG que cria transformações nas águas do Brasil, oferecendo experiências de aprendizado engajadoras e disruptivas, que trabalham a nossa capacidade de adaptação com a natureza e promovem a diversidade em nossas bases hidrotecnológicas.

 

4- O que é necessário para se voluntariar?
Vontade, disponibilidade e conexão com as águas.

 

5- Que tipo de atividades um voluntário pode realizar?
Em Itu ou Porto Feliz, atividades presenciais na Baia Hacker ou na Porto Rural. Se a pessoa ou coletivo vive longe a criatividade para formas de atuação não tem limites

 

6- Que benefícios esta arrecadação gerará para você ou para as pessoas ao seu redor?

“Da existência vem o valor”, cap XI do Tao Te Ching
A cada vivência acreditamos que incontáveis benefícios!

 

7- Qual foi o nível de satisfação dos seus voluntários em relação à experiência que tiveram?
Não identificamos a métrica que solicitam

 

8- Qual foi o nível de facilidade para lidar com o pessoal na organização?
O nivel Humano

 

9- O que fez para divulgar sua campanha?
Sites, mídias e principalmente ações

 

10- Como as empresas ganham investidores?
A cada empresa uma realidade

 

11- Esperava que tantas pessoas se identificassem com o seu projeto?
Sim!

 

12- O que gerou o sucesso da sua campanha?
A exposição sincera

 

13- Algo mais que deseje comentar?
Grato!

Descrevendo a Associação

Nome da Associação:
Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas

 

Data de inauguração do Projeto (idade do projeto):
O ano de 2004 foi marcado por grandes problemas de disponibilidade hídrica, a tradicional seca, em Itu – SP. Reuniões coletivas motivaram a criação de uma ONG dedicada ao cuidado com as águas. Nasceu assim o Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas!

Na época, não era consenso na comunidade ambientalista se socioambiental se escrevia junto ou separado, por isso somos Sócio-Ambiental.

 

Fundador ou grupo fundador:
O Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas é uma associação fundada por ituanas e ituanos em reuniões durante a seca de 2004. Algumas destas pessoas são: André Luiz Cipriano, Rodrigo Pereira Lopes de Faria e Silva , Cláudia Poci , Ana Elisa Alves de Lima Moraes Barros,  Maria Inês Della Guardia Diacopulos , Oduvaldo Orlando Lacava e Lídia Lacava .

 

Região de abrangência das atividades:
A maior parte das ações físicas da Caminho das Águas acontecem entorno em Itu – SP. Contudo, como as questões hídricas e climáticas afetam a vida de todos os seres do planeta, atuamos em parceria com outras organizações, governamentais ou privadas, na defesa do meio ambiente de forma global, em redes, das quais destacamos:  Harmony with Nature UN, Water Innovation Labs, P2P Global, REBEA,  Rede Paulista de Agendas 21 Locais, Pastorais Ecumênicas e diferentes Conselhos Gestores de Unidade de Conservação ou Políticas Públicas.

Em Minas Gerais as principais conexões são com o movimento Águas do Gandarela (https://aguasdogandarela.org.br) e CurAmor (https://curamor.com.br).

 

Como funcionam as atividades:

O Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas é guardião das seguintes iniciativas:

 

Agenda das Águas:
Queremos intensificar para que as águas e os recursos hídricos tenham ações municipais e encontramos potencial nas candidaturas para Prefeituras e Câmara de Vereadores que poderão assumir itens de uma programação municipal especial para as pessoas, os Recursos Hídricos e a Natureza
https://agenda.aguas.ml

Águas Bem Comum em Mídia Livre:
Esta plataforma é uma iniciativa em Ciência Aberta que pretende apresentar projetos bem sucedidos em todo o mundo. Queremos assim inspirar ações de planejamento, design e desenvolvimento de organizações associativas cibernéticas, fortalecendo povoados, cidades e comunidades, os enxames hídricos.
https://brasil.aguas.ml

Baia Hacker Space:
Um Laboratório Temporário de Experiências Sensíveis. Um Espaço Cultural dedicado à realização de eventos culturais e atividades de ensino, ações que promovem o desenvolvimento, a promoção, preservação e o fortalecimento da cadeia produtiva cultural e artística.
https://baiahacker.space

Banco Social CAPIN
O Banco Social da Comunidade de Aprendizagem das Águas é uma série de ativações envolvendo recursos financeiros, pessoas, talentos, tempo, espaços, coisas, conhecimentos, materiais e ferramentas.
https://bancocapin.ga

Caminhos da Capoava:
Caminhos da Capoava é um programa com o objetivo de regenerar o patrimônio social, ambiental e arquitetônico, na Colônia Capoava, em Porto Feliz – SP, por meio de ações organizadas através da Porto Rural entorno de três eixos principais: a Natureza, as Tecnologias e as Pessoas, pautados pelo desenvolvimento em harmonia com a natureza.
https://portorural.com.br

Mitotes Ar Vivo:
Mitotes são os encontros de abundância onde acontece a PermaTecnoYoga. Permatecnoyoga é o processo de aprendizagem que praticamos baseado em idéias, sentimentos, conceitos e atividades de permacultura e tecnologias em uma abordagem simultânea de interação mediada por informação + contato + tecnologias livres compartilhadas.
https://mitotes.com.br

 

Objetivos da Associação:

Os objetivos da Caminho das Águas estão previstos no Estatuto Social – documento que dá vida jurídica à associação. Assim, o artigo 4º do Estatuto Social da Caminho das Águas prevê como objetivos:

I.            promover a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural e artístico, aos direitos humanos e dos povos;

II.            estimular o aperfeiçoamento e o cumprimento de legislação que instrumentalize a consecução dos presentes objetivos;

III.            promover e estimular projetos e ações que visem a preservação e a conservação do meio ambiente, bem como a promoção do desenvolvimento sustentável.

IV.            Estimular e promover campanhas de esclarecimento, conscientização e motivação, como também, projetos e ações voltados à recuperação de áreas degradadas;

V.            Promover o fortalecimento da identidade física, social, cultural e econômica de agrupamentos humanos, para melhora progressiva e harmoniosa das inter-relações pessoais, da inserção sociocultural, da qualidade de vida e da organização de suas produções;

VI.            Estimular a parceria, o diálogo e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, no sentido de promover seus objetivos institucionais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns.

Origem dos recursos para manutenção das atividades.
Os recursos necessários à manutenção das organização são originadas da doação voluntária de pessoas físicas e jurídicas. As doações são recebidas por meio do sítio eletrônico da organização, o site https://apoio.caminhodasaguas.org.br.

 

Desafios encontrados para sua execução:
A falta de recursos financeiros para a execução dos projetos é um entrave importante. Por essa razão, os associados não conseguem atuar de forma plena na organização. Outros desafios que merecem destaque: desinformação dos gestores públicos no cuidado com o meio ambiente e falta de clareza e transparência dos gestores públicos nas tomadas de decisões.

 

Apoios para realização das atividades:
A organização encontras as soluções de necessidades na Rede de Apoio. Por exemplo, para a realização do Sarau Hacker, a Baia Hacker Space recebe apoio de diversos artistas ituanos, de Salto ou Porto Feliz.

 

Resultados obtidos até o momento com estas atividades:
Os resultados das ações da Caminho das Águas podem ser visualizados através do link: https://caminhodasaguas.org.br/linha-do-tempo/

 

Número médio de beneficiados pelas atividades:
Desde janeiro de 2016, início das atividades da Baia Hacker, estimamos que o espaço tenha alcançado 8.713 pessoas, de diversas idades. De outro lado, desde 2017, estimamos que o Caminhos da Capoava tenha atingido, de forma direta, 350 moradores da Colônia.

 

As atividades permitem a participação de voluntários?
Sim. Os voluntários buscam a organização e são selecionados para atuar em algumas das frentes em execução.

 

Quais são os critérios para participar do projeto?
O principal critério para a participação de voluntários é o amor pelas águas, a aderência à causa socioambiental, no sentido do cuidado com o planeta Terra.