Conversando com as Águas em Itu

Conversando com as Águas

O Projeto Conversando com as Águas tem como objetivo principal realizar o monitoramento e a análise emergencial da água captada pela população durante situações de crise e eventos hídricos extremos na cidade e entorno de Itu/SP, bacia hidrográfica Sorocaba Médio Tietê. 

Coleta para análise

Conforme a Portaria Nº 2.914/11 do Ministério da Saúde, Art.5º, é considerada água para consumo humano a água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem. Para água ser potável é necessário não oferecer riscos à saúde e atender ao padrão de potabilidade estabelecido nesta Portaria.

Além do monitoramento emergencial da qualidade da água o projeto busca comparar os resultados encontrados em laboratório com resultados obtidos a partir de métodos alternativos e de baixo custo que são testados quanto a sua eficiência de análise e acessibilidade para pessoas comuns em qualquer lugar seja residências, na rua, na natureza, etc.

 

Documentos relacionados

Relatório preliminar de desenvolvimento da polêmica durante a seca em 05 de novembro de 2014 - link aqui*

* 13/11/2014 - Para motivos de desambiguação e adequação, dadas as más interpretações e interpretações de má fé, extraímos a tabela descritiva dos resultados parciais. O teor permanece. ver Nota Pública 01/2014

Trate da água antes de beber

 

.