Dia importante para a Comunidade da Pedreira, de Itu/SP

  • Categoria do post:Registros
Você está visualizando atualmente Dia importante para a Comunidade da Pedreira, de Itu/SP

## Dia importante para a Comunidade da Pedreira, de Itu/SP

Hoje participamos da **Correição Ordinária da Promotoria de Justiça de Itu**, uma reunião pública, no auditório do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região (SINCOMÉRCIO).

A reunião foi realizada no âmbito do Projeto Corregedoria-Cidadã do Ministério Público do Estado de São Paulo e teve como temas:

– Questões Socioambientais e Urbanísticas relacionadas à **extração clandestina de granito** em áreas de proteção ambiental da região de Itu, Salto e Cabreúva,
– Formas de **proteção ao patrimônio ambiental, paisagístico e turístico** da região e
– **Atendimento às demandas sociais** das populações e comunidades envolvidas, sobretudo a do núcleo urbanístico conhecido como Vila (Pedreira) João Ferreira ou Pedreira Menino Jesus da Lapa ou Vila Martelinho, localizada no km 90,5 da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.

Vale frisar que a comunidade, rica de conhecimentos e cultura, vive sem Direitos garantidos, tais como água potável, educação, saúde, saneamento, coleta de lixo, transporte público, etc. A área é, também, declarada como **nível extremo de risco de erosão e desabamento**, situação que agrava o contexto.

Muitas das falas conseguimos registrar em vídeo, serão compartilhadas de modo oportuno. Foi uma felicidade apoiar representantes da **Associação de Moradores da Pedreira João Ferreira**, em um encontro bem guiado pelo Dr Amauri Chaves Arfelli, Promotor de Justiça (e do evento).

Acompanharemos e relataremos os próximos capítulos.

#pedreira #pedregulho #mineração #ch2o #águas #saneamento #dignidade #direitos