Educação para a Sustentabilidade

Visa desenvolver e aplicar metodologias e estratégias que promovam a formação de cidadãos conscientes e intervenientes na gestão sustentável dos recursos naturais da região e do mundo.

  • Mobilização e ativação de campanhas sociais;
  • Acompanhamento e Execução de Políticas Públicas de Juventude e de Meio Ambiente em âmbito nacional;
  • Integração em redes e fóruns desde o local ao global para atividades cooperativas,
  • Oficinas, cursos e workshops dinâmicos de temas relacionados à Sustentabilidade.

Agricultura e Ecologia

A fome e a desnutrição são causadas principalmente pela desigualdade no sistema agrícola e alimentar global. As diferenças e desigualdades econômicas mais gritantes são manifestadas onde a Natureza, incluindo as pessoas, são desprovidas de seus direitos e oprimidas. Muitos projetos Caminho das Águas (CH2O) combinam o foco em pessoas, tecnologias e culturas de permanência.

O Desafio

A fome é mais prevalente em regiões periféricas do mundo, onde as pessoas normalmente tiram sua comida e meios de subsistência do ambiente disponível, raramente sadios. A alta demanda no mercado mundial por alimentos e produtos agrícolas crus ameaça a segurança alimentar e nutricional das famílias rurais, muitas das quais não podem mais pagar por refeições saudáveis. A proliferação de venenos e agrotóxicos, os eventos climáticos extremos como longas chuvas ou secas, agravam esses desafios.

Muitas das comunidades com as quais a CH2O trabalha estão situadas em regiões ecologicamente e climaticamente vulneráveis. Para essas pessoas, as dietas, os sistemas alimentares e a mobilidade social estão intrinsecamente ligados.

Nossa abordagem

A principal abordagem da Caminho das Águas para alcançar a segurança hídrica e nutricional nessas regiões é chamada de PermaTecnoYoga. Esta abordagem holística e multissetorial procura capacitar famílias rurais, coletivos urbanos e iniciativas e impacto social e ecológico para alcançar alimentação e nutrição sustentáveis ​​por meio de métodos harmônicos em agricultura, administração, água, saneamento com renda justa, solidária e plural.

Nosso foco nas cocriação entorno de capacidades específicas de cada local, que apóia pequenas iniciativas no cultivo de safras mais produtivas e mais nutritivas para combater a fome e a pobreza, buscando harmonia com os recursos naturais. Os programas da CH2O também são projetados para fortalecer de forma sustentável a resiliência aos efeitos da mudança climática, compartilhando conhecimento sobre tecnologias e saberes que possam ser adaptados ao clima e métodos de fácil realização, cultivando culturas resistentes aos desmontes sociais e mudanças no clima.

A CH2O capacita coletivos e comunidades a se ajudarem a longo prazo, usando abordagens baseadas na interdependência, que permitem que as pessoas continuem ganhando a vida com seus produtos e atividades rotineiras. Para proteger ainda mais os meios de subsistência de aglomerados originários, urbanos e rurais, a CH2O ajuda a desenvolver organizações democráticas e processos locais de segurança hídrica. Isso garante que seu direito à Natureza não seja violado pela demanda internacional e pelo comércio de commodities da Vida.