Monitoramento da Governança das Águas e apropriação pelos organismos de bacia #005

Ajude compartilhando

Pensando na necessidade do monitoramento da Política Nacional de Recursos Hídricos, convidamos o Observatório de Governança das Águas (OGA) para o próximo Conversando com as Águas, pra que te quero?.

O OGA é um instrumento independente, que articula uma rede de instituições e atores para produção e disseminação de informações sobre a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos brasileiros (OGA) – propõe o Protocolo de Monitoramento de Governança das Águas, que busca:

  1. promover o fortalecimento da governança dos recursos hídricos;
  2. colaborar para a implementação de políticas de segurança hídrica;
  3. consolidar instrumentos de gestão – contribuindo diretamento para o ODS 6 e
  4. auxiliar na construção de capacidades guiadas por uma visão sistêmica e integrada dos recusos hídricos e suas inter-relações.

Nesta edição, estará presente Ângelo Lima – Secretário Executivo do OGA, explanando sobre o Protocolo de Monitoramento de Governança das Águas e sua importância para os organismos de bacia dentre os vários arranjos existentes no Brasil, de acordo com cada realidade local e regional.

Exploraremos também as experiências do Secretário Executivo do OGA em relação a segurança hídrica, com a participação do Prof Dr Edson Luís Piroli, coordenador do Grupo de Pesquisa em Segurança Hídrica da Universidade Estadual Paulista – UNESP Campus Ourinhos/SP, com a intermediação do Cientista Econômico e Msc em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos e Diretor do Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas, Cledir Mendes Soares.

Referências: https://observatoriodasaguas.org/


Ajude compartilhando